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Empreendedores de Mato Grosso ajudam a transformar a educação estadual entre as melhores do País
O GEMTE (Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução) comemorou o avanço do estado no ranking nacional do Ideb.
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O GEMTE (Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução) comemorou o avanço do estado no ranking nacional do Ideb.
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O GEMTE (Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução) comemorou o avanço do estado no ranking nacional do Ideb.
O GEMTE, iniciativa formada por empreendedores que apoiam o desenvolvimento da educação no estado, de forma consistente e sustentável, comemorou o avanço no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos últimos quatro anos. Mato Grosso saiu da 22º posição, em 2019, com nota 3,4, para 8º em 2023, com nota 4,2, no Ensino Médio. Houve ainda melhorias nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Nesta quarta-feira (21.08), o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, acompanhado dos secretários-adjuntos da Seduc/MT, participou de uma reunião com os mantenedores do GEMTE, em Cuiabá, para falar sobre os avanços do Ideb e agradecer o apoio dos empreendedores dado à educação mato-grossense. Os mantenedores ouviram também as expectativas do estado daqui para a frente e em que o programa pode ajudar ainda mais.
Desde 2020, o GEMTE contribui com a construção de um planejamento estratégico que coloca a educação de Mato Grosso como uma política de Estado, com objetivos e metas bem definidas. A evolução recente na posição do Ideb 2023, segundo o diretor-executivo do programa, Guilherme Alves, já é fruto dessa parceria, quando o Governo do Estado e a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) começam a seguir o planejamento estratégico.
“Foram colocadas em prática 30 políticas públicas e mais de 130 projetos que atuam desde a Primeira Infância até o Ensino Médio. Isso envolve mais de 13 entidades do terceiro setor e toda a estrutura técnica da Seduc-MT, em especial, os professores e alunos”, explicou o diretor-executivo do GEMTE, ao reforçar que é possível a sociedade organizada apoiar e construir parcerias com os governos e ser relevante na construção de políticas públicas que efetivamente tragam equidade e qualidade a todos.
O compromisso do GEMTE, desde o início, foi de apoiar a transformação da educação estadual e colocá-la entre as três melhores do País até 2040. Para isso, o programa buscou a Fundação Falconi para colaborar com a Seduc-MT em um diagnóstico da educação que detectou deficiências históricas de aprendizagem entre os estudantes de Mato Grosso e grandes oportunidades de evolução e melhoria. Aí que foram sistematizadas as 30 políticas públicas com seus projetos e ações.
Para o diretor-presidente mantenedor do GEMTE, Guilherme Scheffer, o conhecimento foi fundamental para entender como ser relevante, impactar de forma estratégica o desenvolvimento da educação e deixar um legado técnico para apoiar o Governo Estadual e as Prefeituras a transformarem o setor. “Nossa convicção é que a educação é a mais importante e poderosa ferramenta de transformação social. Acreditamos que todo o indivíduo é capaz de se desenvolver quando tem a oportunidade de uma boa educação, o que nos faz seguir firmes na contribuição para uma educação equitativa e de qualidade, e para que Mato Grosso esteja entre os três melhores estados no Ideb até 2040”, enfatiza Guilherme Scheffer.
EducAÇÃO 10 anos
O Programa EducAÇÃO 10 anos foi lançado em abril de 2022 e regulamentou a implementação de um conjunto de Políticas Públicas para a educação de Mato Grosso até 2032. Alan Porto destacou que o GEMTE foi ator fundamental na construção do programa. “A implantação do EducAção 10 Anos trouxe um impacto significativo na aprendizagem, que resultaram em avanços notáveis na qualidade do ensino”, reforça o secretário.
Em nome do diretor-presidente do GEMTE, Guilherme Scheffer, o secretário de Educação agradeceu a todos os mantenedores pelo apoio. “O GEMTE tem sido um grande parceiro. Quero parabenizar o setor pela iniciativa de colocar o tempo de cada um à disposição, que são empreendedores, e investir recursos para contratar uma das melhores consultorias do país para dar suporte técnico pra nós, elevando a régua da educação de Mato Grosso”, ratificou Alan.
Para a sócia diretora da Scheffer, Gislayne Scheffer, a educação é uma prioridade absoluta. “Acreditamos que a educação é a base para um futuro próspero e sustentável. Nosso compromisso com o GEMTE reflete nossa dedicação em contribuir para a transformação da educação em Mato Grosso, como também com nosso propósito de Regenerar a vida na terra. Ver os avanços no Ideb é uma confirmação de que estamos no caminho certo, e seguimos firmes na missão de elevar a qualidade da educação em nosso Estado, trabalhando lado a lado com outros empreendedores e o governo para criar um impacto duradouro.”
O diagnóstico feito pela Falconi também norteou os objetivos estratégicos do GEMTE em seis pilares: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultado e infraestrutura. A partir do desenvolvimento e avanço dessas ações, o programa acompanha e assessora a implementação das metas que orientam os seis pilares da educação em nível estadual.
Municípios
Em 2023, o GEMTE ampliou as atividades com os municípios, em parceria com a Fundação Dom Cabral, visando atuar na construção de modelos estratégicos de ação e no monitoramento da implementação de políticas públicas educacionais. Foram desenvolvidos planos estratégicos para as Secretarias Municipais de Educação de Barra do Bugres, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães e Diamantino.
Neste momento acontece o monitoramento e avaliação dos oito planos de ação que foram desenvolvidos em cada um dos munícipios, com o objetivo de fortalecer as ações das Secretarias para atingir as metas que foram definidas na fase anterior.
Sobre o GEMTE
O GEMTE é formado por 24 mantenedores que apoiam o seu objetivo na transformação da educação de Mato Grosso. Por meio da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, a intenção do programa é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional. O objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para Mato Grosso, para que o estado se torne uma referência nacional em até 20 anos.
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