Artigos

Scheffer investe no desenvolvimento de novos líderes para o agronegócio

Iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento de talentos internos e impulsionar o crescimento sustentável do setor

Artigos

Scheffer investe no desenvolvimento de novos líderes para o agronegócio

Iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento de talentos internos e impulsionar o crescimento sustentável do setor

Eleger uma empresa para o início da carreira, muitas vezes é um desafio, afinal, há uma série de fatores a serem considerados e diversas possibilidades de caminhos. Na Scheffer, oferecemos oportunidades para quem tem atitude protagonista, vontade de crescer e está disposto a colocar a mão na massa e a se desafiar. Valorizamos a aprendizagem contínua, e por isso investimos na formação de novos talentos, desde aprendizes, estagiários até trainees.

Uma das maneiras de iniciar a trajetória profissional conosco é por meio do Programa Estagiar, desenvolvido especialmente para futuros engenheiros agrônomos e engenheiros agrícolas, que estão dando os primeiros passos na carreira. O Programa se destaca por oferecer a oportunidade dos estagiários, ao final da jornada, irem direto para o Programa de Trainee, sem precisar passar por um novo processo seletivo.

“Seguindo nossos valores de visão de longo prazo e trabalho em equipe, acreditamos que somando o conhecimento da universidade com o conhecimento prático e testado no campo, aliado com o amor pelo que fazemos, nos levará a excelentes resultados para o nosso propósito. O Programa Estagiar faz parte do nosso DNA de ensinar e desenvolver pessoas, por isso, ele está entre nossos programas estratégicos de Gestão de Pessoas. O nosso time do campo, é fundamental nessa missão, somando esforços para desenvolvermos talentos que possuem vontade de aprender, e amor pelo campo”, conta a Head de Pessoas, Camila Mognon.

Durante o Programa, os estagiários vivenciam uma jornada completa de desenvolvimento. Tudo começa com uma integração que inclui treinamentos e imersão na nossa cultura organizacional, processos e na Agricultura Regenerativa. Somado a isso, o programa oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciarem o dia a dia no campo, laboratório de pesquisa e áreas administrativas, proporcionando uma experiência completa no setor de Operações Agrícolas.

Além disso, eles participam de projetos sob a orientação de mentores experientes, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimento técnico. “Investimos também na formação de competências socioemocionais, promovendo encontros que abordam temas como comunicação eficaz, trabalho em equipe e liderança inspiradora”, complementa Cíntia da Silva, coordenadora de Gente e Transformação.

Essa trajetória de crescimento se reflete na taxa de efetivação: ao final do programa, 100% das vagas disponíveis para trainees, são preenchidas por estagiários.

Do estágio à liderança

Ao ser efetivado como trainee, o nosso colaborador se insere no quadro de pessoas com uma série de possibilidades, onde ele tem a oportunidade de se aprofundar na área que mais gosta, visto que as formações oferecem uma amplitude de focos para atuação profissional. Oferecemos a eles uma experiência de aprendizado prático que abrange desde as operações de campo, agroindústria, mecanização até as estratégias de gestão, para que possam trilhar o sucesso individual como também contribuir para a o crescimento da nossa empresa.

Nesse contexto, reafirmamos o compromisso de criar um legado duradouro, cultivando líderes que além de gerenciarem operações, conduzirão a inovação, a responsabilidade socioambiental e a formação de novos líderes.

Conheça algumas pessoas que nos ajudam a construir esse legado:

Pablo Diesel – Coordenador de Produção

Meu nome é Pablo Diesel e atualmente sou coordenador de Produção da UP Santa Tereza, em União do Sul – MT.

Sou natural do Rio Grande do Sul, e fiz minha graduação em Agronomia na cidade Chapecó Santa Catarina. Sai de lá e vim diretamente para a Scheffer. Iniciei minhas atividades aqui em 2019. Ingressei por meio Programa de Trainee e permaneci no cargo durante nove meses. Como vim de uma outra cidade, cultura e costumes, o impacto foi muito grande, mas sempre tive muitas pessoas que me deram suporte nesse período de adaptação e me ajudaram muito para o meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal.

Posteriormente fui efetivado no cargo que estou atualmente, no qual coordeno a equipe responsável pelas operações agrícolas da Unidade de Produção.

Desde então tenho sido mentor de novos estagiários e gestor do processo de trainee de produção agrícola. Esse desafio de formar novos profissionais que atendem as demandas do setor do agro, tem se tornado uma atividade de extrema responsabilidade, pois em muitos casos é o primeiro contato deles com o mercado de trabalho. A forma com que direcionamos e orientamos esses trainees pode, muitas vezes, ditar o futuro deles, e cabe a mim gestor direcioná-los para o melhor caminho profissional possível. Por ser uma pessoa que já passou por isso, procuro ao máximo fazer com que essa mudança gere um impacto positivo na vida de cada um deles, para que seja um processo mais leve assim como o meu, com pessoas sempre ao meu lado me dando o suporte necessário.

Thainara Souza – Supervisora Técnica de Operações Agrícolas

Comecei na Scheffer em novembro de 2019. Vim de Jardim em Mato Grosso do Sul para Sapezal ser trainee na empresa. Isso era algo que almejava desde os primeiros anos de faculdade, onde ouvi falar da Scheffer. O início foi melhor do que eu pensava, a recepção que tiveram comigo fez, literalmente, eu me sentir em casa, desde o trabalho até o alojamento em que fiquei morando durante a jornada de trainee.

Em cada setor que passei, com cada pessoa que falei sempre fui muito bem acolhida e tive suporte para tudo. Claro que, como em todo lugar, houve obstáculos e desafios, mas sempre tive alguém para me aconselhar e fazer com que eu não desistisse e, quando a gente tem vontade, aprendemos a driblá-los também.

Foram dois anos no Programa de Trainee, passei por vários setores, aprendi muito sobre a rotina da fazenda, aprendi a lidar com coisas que jamais pensei que teria capacidade, e toda minha curiosidade e vontade foi algo importante para avançar mais um passo na minha carreira. Ao término do contrato obtive a proposta de avançar como Supervisora Técnica para tomar conta de 3 mil hectares de lavoura. Foi algo bem desafiador e aprendi a lidar com planejamento da safra, pensar em cada detalhe visando melhorar nosso trabalho e em produzir conforme a empresa prega e visa.

Pude amadurecer muito nesses quatro anos. Hoje, estar na liderança é algo mais tranquilo e natural. Tudo o que eu aprendi, busco passar para nossos estagiários e trainees, sei que é algo que eles vão carregar para a vida tanto na empresa quanto fora dela. E está sendo bem gratificante saber que isso está fluindo de forma positiva, visto que uma das estagiárias que acompanhei de perto está voltando com a oportunidade de trainee. Isso mostra que esta forma de aprendizagem está funcionando e trazendo pessoas das quais sabemos que estão contribuindo com os propósitos da empresa.

Arthur Figueredo – trainee de Operações Agrícolas

Sou de Santa Catarina e entrei na Scheffer em janeiro deste ano, por meio do Programa Estagiar. Comecei na fazenda Sanga Funda em Sapezal-MT. Desde o início tive o suporte e o acompanhamento do meu supervisor e do meu coordenador. 

Lá pude ter um contato maior com a cultura da soja e do algodão, principalmente do algodão. Santa Catarina não possui produção dessa cultura e foi muito gratificante poder acompanhar todo o ciclo do algodão aqui com a Scheffer.  

No início o meu maior desafio seria morar na fazenda, longe de casa, porém aos poucos fui me familiarizando e me adaptando, gostei muito de trabalhar com fazenda e apesar de estar longe de casa, acredito que me encontrei por aqui.

Como trainee fui direcionado a outra fazenda da Scheffer, a fazenda Iracema, onde fui muito bem recebido pelos meus supervisores e o atual gerente. Lá sigo uma programação de diferentes trabalhos que ocorrem dentro do campo, onde nesse pouco tempo, pude aprender muito. Acredito que até o final do meu caminho como trainee, eu tenha tido um ótimo desenvolvimento na minha vida profissional.

Nossos produtos

Colaboramos para o futuro dos produtos sustentáveis.

Buscamos constantemente novas técnicas e métodos para uma produção cada vez mais sustentável. Estamos à frente de um movimento de evolução que semeia a transformação em toda a nossa cadeia de negócios.

Nosso propósito em regenerar a vida na terra não é à toa: impacta o solo, os negócios, a economia e a vida das pessoas. E é observando esses impactos que sabemos que estamos no caminho certo.

Nossos produtos

Conheça avanços,
desafios e aprendizados

Acompanhe nossos passos e se conecte com a terra.

O algodão agregou valores à minha vida de uma maneira que eu nunca poderia ter previsto.