Artigos

A importância das boas práticas de manejo do solo para preservação da água

Práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.

Artigos

A importância das boas práticas de manejo do solo para preservação da água

Práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.

Segundo o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), QU Dongyu, a relação entre solo e água constitui a base dos nossos sistemas agroalimentares, do nosso ambiente e da nossa própria existência. Dongyu destaca que preservar o equilíbrio do solo e da água é um desafio global, coletivo e urgente.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirma que, o manejo adequado do solo desempenha um papel fundamental na preservação dos recursos hídricos, e que as boas práticas agrícolas são fundamentais para promover a saúde dos ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio entre solo e água.

Saúde do solo e recursos hídricos

O solo é um dos componentes mais importantes do ecossistema terrestre, a adoção de práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo e proteger a sua integridade física, química e biológica, exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.

Isso porque solos saudáveis atuam como uma esponja natural, capaz de armazenar água da chuva, o que contribui para o recarregamento dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos, que formam riachos e rios e alimentam os lagos e represas. Deste modo, o solo retoma o seu papel ecológico de filtrar a água e regular seu fluxo.

Ao mesmo tempo, as práticas sustentáveis ajudam a minimizar a exposição do solo ao impacto das chuvas e do vento, reduzindo assim o escoamento superficial da água, que pode carregar sedimentos de solo (erosão), originando no assoreamento dos rios, lagos e represas.

O manejo adequado do solo também pode ajudar a controlar a lixiviação de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, que podem contaminar as águas superficiais e subterrâneas.

Saiba mais sobre a interação entre o ciclo da água e solos saudáveis:

Nosso compromisso com preservação da água

Desde o início das nossas atividades, em 1986, valorizamos a preservação dos recursos naturais, usando de forma racional o que a natureza nos oferece, inclusive a água.

Praticamos agricultura de sequeiro, sem irrigação mecânica. Cultivamos duas safras em mesmo ano, utilizando apenas o ciclo hidrológico para irrigar a lavoura. Isso é possível porque o regime de precipitações das regiões onde estão nossas Unidades de Produção contribuem e os desafios de períodos secos ou dá má distribuição das chuvas, são minimizados pelas práticas agrícolas que adotamos, tais como o plantio direto, solo coberto com palhada, plantio de cultura de cobertura e a rotação de culturas.  Essas práticas favorecem a infiltração e retenção de água no solo, com isso nossas plantas têm mais água à disposição.

Desde 2015, essas práticas, somadas à agricultura de precisão e à redução do uso de químicos, associada ao uso de produtos biológicos para o controle de pragas e doenças, integram nossa estratégia de Agricultura Regenerativa, com foco na saúde do solo e sua biologia. Esse nosso cuidado com o solo reflete diretamente no ciclo natural da água e contribui para a preservação dos recursos hídricos.

Também mantemos mais de 160 mil hectares de vegetação nativa preservados. Além de contribuir para regulação do clima e recarga dos aquíferos, essas áreas protegem nascentes, rios e lagos, atuando como filtros.

Captamos água, nas Unidades de Produção, por meio de poços tubulares, essa água é utilizada para o consumo dos colaboradores, beneficiamento das culturas, limpeza e manutenção de maquinários, aplicação de fertilizantes e defensivos entre outras atividades. Mensalmente nossos técnicos verificam os índices de qualidade e quantidade consumida e esse estudo nos ajuda a fazer o uso racional do recurso.

Seguimos implantando, continuamente, iniciativas para melhorar nossos processos internos que envolvem água. Acreditamos que somos parte da solução para o uso eficiente e responsável dos recursos hídricos. Entendemos que tudo é um ciclo e temos a Agricultura Regenerativa como aliada nessa jornada de cultivar uma relação de equilíbrio entre produção, recursos naturais e sociedade.

Nossos produtos

Colaboramos para o futuro dos produtos sustentáveis.

Buscamos constantemente novas técnicas e métodos para uma produção cada vez mais sustentável. Estamos à frente de um movimento de evolução que semeia a transformação em toda a nossa cadeia de negócios.

Nosso propósito em regenerar a vida na terra não é à toa: impacta o solo, os negócios, a economia e a vida das pessoas. E é observando esses impactos que sabemos que estamos no caminho certo.

Nossos produtos

Conheça avanços,
desafios e aprendizados

Acompanhe nossos passos e se conecte com a terra.

Práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.