Artigos
Florestas: Essenciais para o planeta
Elas oferecem diversos serviços ecossistêmicos para o planeta, como a regulação do clima, conservação do solo e dos recursos hídricos, sequestro de carbono, fornecimento de recursos naturais.
Artigos
Elas oferecem diversos serviços ecossistêmicos para o planeta, como a regulação do clima, conservação do solo e dos recursos hídricos, sequestro de carbono, fornecimento de recursos naturais.
Artigos
Elas oferecem diversos serviços ecossistêmicos para o planeta, como a regulação do clima, conservação do solo e dos recursos hídricos, sequestro de carbono, fornecimento de recursos naturais.
As florestas cobrem 31% da área do planeta – cerca de 4 bilhões de hectares, abrigam 80% da biodiversidade terrestre e são fonte de renda para 1,6 bilhão de pessoas no mundo. Elas ainda oferecem diversos serviços ecossistêmicos para o planeta, como a regulação do clima, conservação do solo e dos recursos hídricos, sequestro de carbono, fornecimento de recursos naturais, entre outros.
Toda essa complexidade faz com que haja várias definições de floresta ao redor do mundo, muitas delas foram criadas para atender a objetivos específicos ou incluir peculiaridade de florestas locais.
Embora não haja consenso, a definição mais comum é que florestas são extensas áreas de terra cobertas por vegetação lenhosa (que produz madeira), onde as copas das árvores se interligam formando um dossel. Inclusive, esta é a definição do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).
Quando se trata de discutir florestas em meios acadêmicos, científicos e governamentais, é necessária uma definição mais técnica e precisa. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por exemplo, considera aspectos relacionados ao uso e ocupação do solo, enquanto a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) define florestas com base em seus impactos nas mudanças climáticas.
Tipos de Florestas
A classificação tradicional de florestas baseia-se na latitude e descreve três principais tipos de formações vegetais: florestas tropicais, temperadas e boreais. Todas elas desempenham um papel vital para o nosso planeta e para o equilíbrio da vida na Terra.
Florestas no Brasil
O Brasil possui quase 500 milhões de hectares de florestas, que representam cerca 60% do território nacional, distribuídos nos cinco biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Desse total, 98% correspondem a florestas naturais enquanto apenas 2% são florestas plantadas.
O País tem a segunda maior área de florestas do mundo, atrás apenas da Rússia, e ainda é o país com maior área de florestas tropicais no planeta. A floresta amazônica ocupa mais de 334 milhões de hectares do território nacional e 5% da superfície terrestre, o restante do País é tomado por coberturas vegetais, cujas características variam entre os biomas.
Das florestas plantadas, o Brasil apresenta 9,85 milhões de hectares, sendo 75,2% de eucalipto e 20,6% de pinus, segundo o levantamento feito pelo Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nossa Relação com as Florestas
Acreditamos no desenvolvimento econômico sustentável e por isso preservamos 1,1 hectare de vegetação nativa para cada 1 hectare cultivado. Assim, temos mais de 160 mil hectares de vegetação nativa preservados, o que corresponde a 51% das áreas geridas pela Scheffer.
Nossas áreas de vegetação nativa estão localizadas em Mato Grosso e Maranhão, nos biomas Amazônico e Cerrado. Fazemos o gerenciamento das áreas por meio de análises minuciosas que utilizam monitoramento geoespacial.
Trabalhamos na prevenção de incêndios florestais com identificação de focos de calor, a partir de imagens de satélites, construção de aceiros e treinamento de brigadas. Também promovemos ações de educação socioambiental com crianças de escolas das comunidades onde estamos presentes.
Aliadas a essas ações, realizamos Due dilligence (diligência prévia) considerando os aspectos de legalidade e sustentabilidade quando vamos adquirir novas áreas.
Somado a isso, nossas práticas mantêm a saúde do solo e promovem o enriquecimento da biodiversidade local. Seguimos acreditando e trabalhando com foco no desenvolvimento econômico sustentável, que mantém um ecossistema equilibrado, para garantir as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.
Tudo isso contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima – e 15 – Vida Terrestre – que buscam mitigar as emissões de gases de efeito estufa, fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas.
Nossos produtos
Buscamos constantemente novas técnicas e métodos para uma produção cada vez mais sustentável. Estamos à frente de um movimento de evolução que semeia a transformação em toda a nossa cadeia de negócios.
Nosso propósito em regenerar a vida na terra não é à toa: impacta o solo, os negócios, a economia e a vida das pessoas. E é observando esses impactos que sabemos que estamos no caminho certo.
Nossos produtosAcompanhe nossos passos e se conecte com a terra.
Práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.