Artigos

Agricultura regenerativa: cinco coisas que você precisa saber

Veja como as práticas aumentam a biodiversidade, criam ecossistemas mais equilibrados e contribuem para a maior fixação de carbono do solo.

Artigos

Agricultura regenerativa: cinco coisas que você precisa saber

Veja como as práticas aumentam a biodiversidade, criam ecossistemas mais equilibrados e contribuem para a maior fixação de carbono do solo.

A Agricultura Regenerativa (AR) vem se fortalecendo como uma solução para os desafios enfrentados pelos sistemas agrícolas e pelo planeta. Nos últimos anos, essa forma de produzir tem sido objeto de estudos e pesquisas científicas, além de estar ganhando destaque em debates relacionados à produção cada vez mais sustentável de alimentos, fibras e biocombustíveis.

Essa crescente atenção destinada à Agricultura Regenerativa pode ser atribuída aos resultados das suas práticas que aumentam a biodiversidade, criam ecossistemas mais equilibrados e contribuem para a maior fixação de carbono do solo, inclusive fazendo parte de estratégias para mitigar as mudanças climáticas.

A seguir, vamos apresentar cinco pontos sobre essa forma de cultivar:

1 – Afinal, o que é Agricultura Regenerativa?

A expressão Agricultura Regenerativa teve sua origem no final da década de 70 e início da década de 80, sendo popularizada pelo norte-americano Robert Rodale, fundador do Instituto Rodale.

O objetivo de Rodale era recuperar conhecimentos tradicionais sobre práticas conservacionistas baseadas na natureza e conectá-los ao conhecimento científico disponível na época, a fim de restabelecer sistemas naturais em áreas agrícolas.

Alguns exemplos dessas práticas são:

  • Plantio direto
  • Rotação de culturas
  • Adoção de plantas de cobertura
  • Uso de produtos biológicos para o controle de pragas e doenças
  • Preservação de vegetação nativa

Na Agricultura Regenerativa, essas e outras práticas se interrelacionam em uma abordagem holística que busca ativamente a restauração e a regeneração dos ecossistemas agrícolas e a manutenção de um solo saudável.

2 – Por que o solo saudável é a prioridade?

A saúde do solo é prioridade devido a uma série de razões interconectadas. Primeiramente, o solo saudável é vital para a produção de alimentos, fornecendo os nutrientes necessários para o crescimento das plantas e garantindo a segurança alimentar. Solos saudáveis também contribuem para a filtragem da água, removendo poluentes e protegendo os lençóis freáticos, e têm um impacto significativo na mitigação das mudanças climáticas, pois são capazes de armazenar carbono. Eles sustentam uma vasta biodiversidade, proporcionando habitat para uma variedade de organismos vivos.

É por isso que a Agricultura Regenerativa trabalha em harmonia com os princípios da natureza, com foco na preservação e promoção da saúde do solo e sua biologia. A abordagem regenerativa compreende que a saúde do solo é fundamental para a manutenção de ecossistemas saudáveis e a sustentabilidade a longo prazo dos sistemas agrícolas, garantindo, assim, a produção de alimentos e matérias-primas para as futuras gerações.

3 – A Agricultura Regenerativa é sinônimo de vida…

…afinal, a produção de alimentos e fibras com práticas que promovem a saúde do solo gera impactos positivos em três aspectos cruciais para a vida no planeta, são eles:

Aumento da biodiversidade: A agricultura regenerativa cria ambientes que promovem a diversidade de plantas, animais, micro e macro organismos, acima e abaixo do solo, promovendo um ecossistema mais equilibrado.

Sequestro de carbono: A agricultura regenerativa é uma ferramenta poderosa para a mitigação das mudanças climáticas, uma vez que solos saudáveis sequestram e armazenam mais carbono.

Preservação dos recursos hídricos: a implementação de práticas regenerativas ajuda a conservar os recursos hídricos, isso porque solos saudáveis podem reter água de forma mais eficiente, reduzindo o escoamento e a erosão e melhorando as taxas de infiltração, o que contribui para a manutenção dos recursos hídricos e para mitigação dos impactos da seca.

Além desses benefícios ambientais significativos, a agricultura regenerativa promove o uso mais consciente dos insumos agrícolas.

4 – A Scheffer é pioneira na Agricultura Regenerativa em larga escala

Costumamos dizer por aqui que a inovação está em nosso DNA, da mesma forma que a experiência adquirida em anos de trabalho é o que nos possibilita seguir aperfeiçoando.

Por isso, há aproximadamente oito anos, fomos em busca de um modelo de agricultura que agregasse mais sustentabilidade às boas práticas já usadas em nosso manejo.

De forma experimental, iniciamos o cultivo com práticas regenerativas em 440 hectares durante a safra 2015/16, tornando-nos a primeira empresa brasileira a produzir com práticas regenerativas em larga escala.

De lá para cá, investimos em pesquisa, tecnologia, parcerias, na contratação de uma equipe interdependente formada por doutores, mestres, técnicos e especialistas, além de uma infraestrutura completa, composta por laboratórios e indústria de recursos biológicos.

5 – Já estamos colhendo resultados 

Hoje, colhemos os benefícios e resultados das práticas regenerativas em nossas Unidades de Produção, com destaque para o aumento de biodiversidade e redução no uso de químicos.

E acreditamos que dá para continuar fazendo mais, por isso nosso compromisso é seguirmos produzindo com foco na saúde do solo, contando com auxílio da pesquisa e tecnologia para entregarmos produtos de qualidade e em grande escala, aliando responsabilidade social, ambiental e econômica.

Conheça mais sobre a Agricultura Regenerativa e como a Scheffer está contribuindo para um futuro mais sustentável, clicando aqui, ou fale com a gente pelo e-mail: contato@scheffer.agr.br

Nossos produtos

Colaboramos para o futuro dos produtos sustentáveis.

Buscamos constantemente novas técnicas e métodos para uma produção cada vez mais sustentável. Estamos à frente de um movimento de evolução que semeia a transformação em toda a nossa cadeia de negócios.

Nosso propósito em regenerar a vida na terra não é à toa: impacta o solo, os negócios, a economia e a vida das pessoas. E é observando esses impactos que sabemos que estamos no caminho certo.

Nossos produtos

Conheça avanços,
desafios e aprendizados

Acompanhe nossos passos e se conecte com a terra.

Práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.