Artigos

Algodão: tecendo transformação social por onde passa

O algodão possui um papel significativo nas economias das regiões produtoras, cria empregos, promove inclusão social e fomenta o desenvolvimento de comunidades rurais.

Artigos

Algodão: tecendo transformação social por onde passa

O algodão possui um papel significativo nas economias das regiões produtoras, cria empregos, promove inclusão social e fomenta o desenvolvimento de comunidades rurais.

A cadeia produtiva do algodão é uma das mais dinâmicas e importantes do agronegócio e desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social em várias partes do mundo.

O algodão é uma fibra versátil e possui um papel significativo nas economias das regiões produtoras, criando empregos, promovendo inclusão social e fomentando o desenvolvimento de comunidades rurais.

Geração de Empregos

Uma das maiores contribuições do algodão para o desenvolvimento social é a geração de empregos. A produção de algodão envolve uma cadeia produtiva que vai desde a produção de sementes, passando pelo cultivo e manejo das lavouras, beneficiamento até a manufatura de produtos têxteis.

Da produção até a industrialização, estima-se que a cadeia produtiva do algodão gere cerca de 350 milhões de empregos em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Segundo o International Cotton Advisory Commitee (ICAC) cada tonelada de algodão gera emprego para cinco pessoas durante todo o ano. Clique aqui e assista ao vídeo sobre o tema.  

Contribuição para a economia local

Esses empregos geram renda, impulsionam a economia de centenas de municípios e refletem em melhores condições de vida para os habitantes, com investimentos em serviços básicos, como educação, saúde, saneamento e lazer.

Além do emprego e renda, a produção de algodão contribui significativamente para o desenvolvimento de infraestrutura nas regiões onde é cultivado. Para atender às necessidades da cadeia produtiva é necessário investir, por exemplo, em estradas, armazéns e unidades de beneficiamento. Esses investimentos melhoram a logística de produção e beneficia outras atividades econômicas da região, facilitando o acesso a mercados e promovendo o crescimento de outros setores. A receita gerada pelo algodão também contribui para financiar programas de educação e saúde.

Além disso, muitas organizações e cooperativas de produtores de algodão trabalham em parceria com comunidades para fornecer educação de qualidade e serviços de saúde para a comunidade, além de treinamento especializado em agricultura.

Algodão em Mato Grosso

Mato Grosso é responsável por quase 70% da produção brasileira de algodão. Dos 10 municípios que mais produziram algodão no País em 2020, sete estão em Mato Grosso, com destaque para Sapezal que produziu no mesmo ano, mais de 990 mil toneladas, consolidando-se como o maior produtor do Brasil.

Hoje digo, sem dúvidas, que o algodão é apaixonante, fascinante. É uma cultura que abre portas, nos dá oportunidades e nos ensina muito, inclusive a sermos mais resilientes, porque nenhuma safra é igual a outra. Quando a formiguinha do algodão nos pega, não deixamos essa cultura jamais. Não me vejo mais em outra área, atuando com outra cultura. Tudo que conquistei, tudo que tenho, foi o algodão que me trouxe”. (Marina Araújo, coordenadora comercial). Veja mais aqui.

Como é o caso de Sapezal, onde segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2008 e 2021 o número de crianças de 0 a 4 anos na escola cresceu quase 130%. Enquanto no Ensino Fundamental o crescimento foi de 64% no mesmo período. No mesmo período, o número de pessoas matriculadas no Ensino Médio aumentou quase 85%.  

O PIB per Capita do município cresceu mais de 200% em 10 anos, saindo de R$ 45 mil, em 2010, para R$ 140 mil em 2020. A taxa de pessoas ocupadas no município aumentou 316% entre os anos de 2006 e 2021.

Já o índice de Desenvolvimento Humano, outro indicador de qualidade de vida da população, saltou de 0,341 em 1991 para 0,732 em 2010, sendo o 16º melhor entre os 141 municípios de Mato Grosso.

Algodão na Scheffer

A nossa história com o algodão começou em 1996, quando, ao semearmos uma área de 145 ha, em Sapezal, nos tornamos os primeiros cotonicultores do município. Ao longo dos anos, evoluímos e hoje somos um dos principais produtores de algodão do Brasil.

Quase 90% das nossas lavouras de algodão estão em Sapezal. Nos orgulhamos de termos crescido junto com o município, que em menos de 30 anos, tornou-se destaque nacional em produção sustentável.

Nessas 25 safras vivenciei e presenciei muitas coisas. Vi a Scheffer crescer, o município de Sapezal torna-se o maior produtor de algodão do Brasil, a produtividade sair de 200@/ha e chegar a quase 400@/ha, o desenvolvimento chegar, a infraestrutura melhorar, as tecnologias mudarem a nossa forma de produzir. Também vi a minha vida mudar e sou imensamente grato por tudo que o algodão me deu”. (Paulo Fetsch – Gerente técnico regional). Veja mais aqui.

Do cultivo do algodão até a sua destinação, geramos mais de 2500 empregos em toda a Scheffer, além de mais 500 vagas temporárias para o período de safra.

Já são quase 20 anos trabalhando com o algodão aqui na Scheffer, sou muito grato por tudo que vivo, aprendo e ensino diariamente. Posso dizer que o algodão me transformou”. (Sebastião Marçal – Supervisor de Máquinas). Veja mais aqui.

Guiados por nossos valores temos foco constante no desenvolvimento de todos os colaboradores do time. Além do cumprimento de 100% dos treinamentos obrigatórios, proporcionamos formações, eventos e cursos para desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais.  Além disso, apoiamos o colaborador por meio do auxílio-educação, em cursos de graduação, pós-graduação e idiomas.

Destacamos também o Programa de Aprendizagem com nível técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas. No primeiro semestre deste ano, dezessete jovens concluíram o curso e estão prontos para atuarem na área.

Oferecemos aos colaboradores um pacote de benefícios que contempla plano de saúde, seguro de vida, auxílio creche, vale-alimentação, auxílio home-office ou combustível, entre outros. Como também, 100% dos colaboradores recebem Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Sem dúvidas posso dizer que existe um Roselena antes e outra depois de conhecer e trabalhar com algodão. Essa cultura me transformou, me ensinou muita coisa e me permitiu realizar sonhos, o maior deles, com certeza, foi cursar faculdade de Administração e pós-graduação em Recursos Humanos. (Roselena Pereira, assistente de controle administrativo)”. Veja mais aqui.

Em um diálogo aberto com as comunidades onde atuamos, priorizamos o Investimento Social em ações que contribuam com a oferta de ensino qualificado ou que colaborem na promoção de atividades de inserção social de jovens e crianças. Clique aqui e saiba mais sobre nossa atuação junto às comunidades.

O algodão não é apenas uma cultura agrícola para nós; é uma semente de transformação social que plantamos e colhemos, moldando um futuro mais brilhante para todos os envolvidos.

Para saber sobre o Dia Mundial do Algodão, celebrado em 07 de outubro, clique nos links abaixo:

Word Cotton Day

ICAC

Nossos produtos

Colaboramos para o futuro dos produtos sustentáveis.

Buscamos constantemente novas técnicas e métodos para uma produção cada vez mais sustentável. Estamos à frente de um movimento de evolução que semeia a transformação em toda a nossa cadeia de negócios.

Nosso propósito em regenerar a vida na terra não é à toa: impacta o solo, os negócios, a economia e a vida das pessoas. E é observando esses impactos que sabemos que estamos no caminho certo.

Nossos produtos

Conheça avanços,
desafios e aprendizados

Acompanhe nossos passos e se conecte com a terra.

Práticas agrícolas que visam promover a saúde do solo exerce influência direta na preservação da água e na regulação do seu ciclo.